Embaixada de Portugal em França

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Seminário Prevenir e Proteger: Uma abordagem integrada dos conflitos e crises externos

Irá decorrer em Lisboa, no próximo dia 7 de dezembro, o seminário "Prevenir e Proteger: Uma abordagem integrada dos conflitos e crises externos". Um evento organizado pelo Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Num mundo mais globalizado e marcado pela crescente mobilidade das pessoas, torna-se necessária uma ação mais concertada e integrada entre os diferentes Estados para responder aos crescentes desafios que se colocam na proteção dos cidadãos. Essa capacidade pode hoje ser encontrada ao nível europeu, através dos novos mecanismos comunitários de monitorização e resposta a crises, ou da cooperação e coordenação entre Estados-Membros na concessão de proteção consular aos cidadãos não representados.

Com este seminário pretende-se contribuir com uma avaliação e delimitação das situações que correspondam a um quadro de utilização de recursos comuns e de partilha de informação na proteção consular concedida em situações de emergência, estimular o debate sobre as vias a seguir para o futuro da capacidade de resposta integrada europeia, e promover um espaço para apresentação de boas práticas e de troca de experiências entre os Estados-Membros e as instituições europeias com competências nos processos de gestão de crises.

Estarão presentes representantes dos 28 Estados-Membros da União Europeia, instituições europeias (Serviço Europeu de Ação Externa, Secretariado Geral do Conselho e Comissão Europeia), bem como a Autoridade Nacional de Proteção Civil de Portugal.

Consulte o programa e confira a lista de participantes.

 

 

Partilhar:

FacebookTwitterGoogle +E-mail