Um Convite do Embaixador de Portugal em Paris aos Portugueses radicados em França

RESOLUÇÃO DE ANO NOVO DA LÍNGUA PORTUGUESA

 

Caros compatriotas

Cada ano, à volta do Ano Novo, fazemos um ponto da situação sobre como nos decorre a vida e tomamos resoluções. Aproveitamos a data para um começar de novo em coisas que precisam de ser mudadas, no peso, nos cigarros, na vida em casa, no trabalho. É a mãe de todas as resoluções, a resolução do Ano Novo

Cada ano, a 14 de Fevereiro, pelo Dia de S. Valentim, lembramo-nos de como éramos felizes a namorar, queremos que essa alegria não se perca e percebemos que temos que fazer por isso. É a resolução do Ano Novo do Amor.

Cada ano, pelo fim de Agosto, aqueles de nós que gostam da bola e que têm uma relação apaixonada com um clube de futebol, acreditamos que a Época nos vai ser propícia, prometemos a nós próprios uma série de festejos se ganharmos o Campeonato, aceitamos aumentar o nosso apoio, em camisolas assinadas ou em bilhetes no estádio, se com isso, o nosso clube vencer. É a resolução do Ano Novo do Futebol.

Hoje é o dia 5 de Maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Nesta data, cada ano, era bom que pensássemos na nossa Língua, se a tratamos como deve ser, se nos preocupamos com os nossos filhos a falarem bem. No final do mês de Maio encerram as inscrições para o novo ano lectivo das aulas de Português em França. É preciso que as novas gerações de luso-descendentes aqui em França tenham orgulho nesta língua que até já tem um Dia Mundial. Orgulho será falá-la, será falá-la bem. É altura de tomar a resolução séria de inscrever os filhos na escola, para que o seu português seja digno duma língua-de-dia-mundial. É a resolução do Ano Novo da Língua Portuguesa.

Bom 5 de Maio!

Jorge Torres Pereira

  • Partilhe