Embaixada de Portugal em França

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Representação de Portugal no SIAL - Paris, 16 e 17 outubro

 

sial 2016 nouvele identite

Participação do Ministro da Economia e do Secretário de Estado das Pescas no Salon International de l’Alimentation - Paris, 16 de 17 de outubro.

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário visitaram o Salon International de l’Alimentation (SIAL), uma das mais importantes feiras mundiais do sector agroalimentar que se realiza em Paris de dois em dois anos.

O Ministro da Economia participou no dia 16 do corrente, com o seu homólogo francês, Stéphane Le Foll, na cerimónia de inauguração desta edição 2016 do SIAL em que Portugal esteve representado por 95 empresas e 3 associações empresariais: a Portugal Foods num grande pavilhão agrupando 50 empresas, a Associação de Comerciantes de Pescado com 10 empresas e o InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro igualmente com 10 empresas, assim como outras 25 empresas presentes individualmente.

O reforço da presença de Portugal nesta feira (em 2014 participaram 81 empresas e 2 associações) traduz a importância que os produtores e exportadores nacionais atribuem a esta feira, não apenas em termos de aumento das suas vendas para França como de aposta na sua internacionalização através da diversificação de mercados para a exportação.

A França permanece como o terceiro destino das exportações agro-alimentares portuguesas, em 2015, com uma quota de 9,1% do volume total e um valor de 516 milhões euros (aumento de 4,5% relativamente 2014).

 

Partilhar:

FacebookTwitterGoogle +E-mail