Embaixada de Portugal em França

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Amadeo de Souza-Cardoso em destaque no Grand Palais

De 20 de abril a 18 de julho, o pintor português Amadeo de Souza-Cardoso é homenageado numa grande exposição no Grand Palais, em Paris, organizada no quadro da comemoração dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbekian na capital francesa.

corpus christi procession 19131

Procissão Corpus Christi, 1913 (Coleção CAM - Fundação Gulbenkian)

 Aquele que foi apelidado como “o segredo mais bem guardado da arte moderna” é agora exposto aos olhos do mundo, numa coleção de mais de duas centenas de peças criadas em duas fases cruciais da vida do pintor: em Paris, entre 1906 e 1914; e em Manhufe, a sua aldeia natal perto de Amarante, entre 1914 e 1918.

O seu súbito desaparecimento quando tinha apenas 30 anos terá sido uma das causas do seu esquecimento ao longo de décadas, tendo no entanto, à época, conquistado o seu lugar ao lado dos melhores do seu tempo como Modigliani, Brancusi ou Delaunay e exposto as suas obras nos grandes palcos de arte internacionais de Paris, Nova Iorque e Berlim.

Fígura ímpar da vanguarda modernista parisience do início do século XX, deixou uma obra fulgurante, infiel a uma única escola e a um único estilo, sedenta de experimentação e de descoberta.

Esta exposição, de curadoria de Helena Freitas - especialista na obra de Amadeo, coordenadora do catálogo raisonné editado pela Gulbenkian e responsável pela histórica exposição do artista de Lisboa, em 2006- encerra em si mesma uma oportunidade para revelar internacionalmente a riqueza e complexidade deste artista.

“A realização desta exposição no Grand Palais, um espaço destinado à apresentação de artistas consagrados, nas salas onde foram recentemente expostas obras de Velázquez e de Picasso, garante a visibilidade internacional de uma obra que se manteve invisível durante largas décadas, contribuindo certamente para projectá-la junto de um público mais alargado”.

 

 Trailer de apresentação da exposição do Grand Palais

 

Partilhar:

FacebookTwitterGoogle +E-mail