Embaixada de Portugal em França

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

porto 0 Copie

Quero dar as boas-vindas e agradecer a todos os que nos visitam neste portal da Embaixada de Portugal em Paris, esperando que estas páginas vos sejam úteis e que correspondam às vossas expectativas.

Os elementos que com todo o gosto aqui disponibilizamos visam, antes de mais, facilitar o acesso à informação sobre Portugal, quer directamente quer através de “links” a outras instituições, serviços públicos, consulados, órgãos de informação, associações da comunidade portuguesa em França, bem como a outras entidades que poderão contribuir para complementar tal informação.

Procuramos ir ao encontro de quantos se interessam por Portugal, pela sua Cultura, pela sua História e também pelo país que hoje somos, moderno e virado para o futuro. Por estas razões, incluiremos neste portal uma resenha sobre alguns aspectos mais significativos da realidade portuguesa.

Estou convencido de que uma maior facilidade no acesso à informação, em particular por parte de um público essencialmente residente em França, contribuirá igualmente para reforçar os laços de amizade entre franceses e portugueses, consolidando e expandindo ainda mais relações que são já de si muito estreitas.

As relações entre Portugal e França datam da própria fundação da nacionalidade portuguesa e, com raras excepções, foram sempre amistosas ao longo destes dez séculos. Não existe qualquer contencioso entre nós. Pelo contrário, as nossas relações são sólidas e confiantes, assentes no muito que nos une.

França e Portugal são parceiros na União Europeia, apostados de igual maneira na construção de uma Europa que, ultrapassando a presente crise, seja cada vez mais próspera, mais coesa e mais solidária, uma Europa dos seus cidadãos e na qual estes se revejam. Defendemos os mesmos valores e princípios: a Democracia, a Justiça e o Estado de Direito, o respeito pelos Direitos Humanos, a Paz e o primado do Direito Internacional. Os nossos interesses são convergentes e partilhamos abordagens muito próximas, se não idênticas, em relação à maior parte das questões europeias e internacionais. Cooperamos estreitamente nas organizações internacionais, designadamente nas Nações Unidas.

A França é hoje o segundo parceiro económico de Portugal. As nossas exportações de bens e serviços para este país continuam a crescer anualmente; têm-se desenvolvido as parcerias entre empresas dos dois países e os investimentos recíprocos, alguns deles muito significativos; o número de visitantes franceses a Portugal tem crescido exponencialmente, ultrapassando já em muito o milhão por ano.

Mas para além das estreitas relações políticas entre a França e Portugal, do comum empenho na construção europeia, dos excelentes resultados das trocas económicas, das evidentes afinidades culturais, um aspecto empresta às relações luso-francesas uma particularidade e uma qualidade especiais: a presença em França de centenas de milhares de cidadãos luso-franceses e de portugueses, descendentes na sua esmagadora maioria dos portugueses que para aqui emigraram nos anos 50, 60 e princípio de 70 do século XX em condições particularmente difíceis e que aqui fizeram ou refizeram as suas vidas, com muito trabalho, com muita coragem e com muita determinação. São todos eles um importante elemento dinamizador das relações franco-portuguesas e esperamos que também beneficiem deste portal.   

Cara Amiga, caro Amigo,

Agradecemos o interesse que demonstrou ao consultar este espaço informativo e esperamos que continue a visitar-nos com regularidade. Será essa a melhor prova da utilidade do serviço que desejamos prestar. Mas não hesite em contactar-nos se necessitar de alguma informação adicional. A equipa da Embaixada de Portugal e eu próprio estamos à sua disposição.

José Filipe Moraes Cabral

Embaixador de Portugal em França

Partilhar:

FacebookTwitterGoogle +E-mail