Embaixada de Portugal em França

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Vote!

Têm lugar este ano dois atos eleitorais importantes:

Eleições para o Parlamento Europeu - 26 de maio de 2019 
Eleições para a Assembleia da República - 6 de outubro de 2019

Para saber como votar se é Residente no Estrangeiro clique aqui e/ou contacte o Consulado da sua área de residência.

Cartaz Eleições Cópia

Ler mais: Vote!

PRÉMIO LITERÁRIO - IMPRENSA NACIONAL/FERREIRA DE CASTRO


Está aberto o Concurso para o Prémio Literário “ Imprensa Nacional/Ferreira de Castro “, uma iniciativa que homenageia a herança cultural dos portugueses no mundo.

O Prémio Literário “ Imprensa Nacional/Ferreira de Castro “, é o resultado do estabelecimento do Protocolo de Cooperação entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Imprensa Nacional Casa da Moeda, com o objetivo de selecionar, alternadamente, trabalhos inéditos de grande qualidade dos domínios da ficção, poesia e ensaio.

Tem ainda por finalidade preservar, valorizar e difundir a criação literária em língua portuguesa, desenvolvida por portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro, bem como identificar, realçar e homenagear o contributo e a herança cultural dos portugueses da Diáspora, razão pela qual o nome escolhido para este prémio seja do escritor e emigrante, Ferreira de Castro.

A data de abertura do concurso, composição do júri e demais disposições poderão ser consultadas nestes links:

Comunicação do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no âmbito do Protocolo de Cooperação MNE-INCM

Comunicação do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro

Regulamento do Prémio Imprensa Nacional / Ferreira de Castro

concurso literario

I Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesa - Porto, Julho de 2019

O I Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesa terá lugar na cidade do Porto, nos dias 13 e 14 de julho de 2019

S.Exa. o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, convida-a/o a participar na primeira edição do Congresso Mundial das redes da Diáspora Portuguesa que acontece em julho no Porto.


As inscrições devem ser feitas até dia 1 de março por email: congressodiaspora@mne.pt 

envoyer email

A iniciativa tem como objetivo reunir e colocar em interação os protagonistas das Redes dos Portugueses da Diáspora, enquanto agentes particularmente ativos e reconhecidos, quer na comunidade portuguesa em que se inserem, quer na sociedade do respetivo país de acolhimento, para proceder a uma reflexão alargada sobre o trabalho realizado até ao presente com as comunidades portuguesas e, sobretudo, debater perspetivas de colaboração futura, com formulação de sugestões e recomendações.

Dia 13 – Sábado - Trabalhos do Congresso

09h30m - Sessão plenária de abertura com intervenções de convidados especiais

10h30m - Sessões de trabalho temáticas considerando aos seguintes grupos:
1 - Redes de Associativismo da Diáspora;
2 - Redes de Ciência e Conhecimento – Investigadores e Académicos da Diáspora;
3 - Redes da Economia e Desenvolvimento – Empreendedores da Diáspora;
4 - Redes de Cidadania – Luso Eleitos e Conselheiros das Comunidades Portuguesas;
5 - Redes Apoio Local - Gabinetes de Apoio ao Emigrante
6 – Órgãos de Comunicação Social da Diáspora

13h00m - Almoço volante

14h30m - Continuação dos trabalhos das mesas temáticas

17h30m - Sessão Plenária de Encerramento com os relatores dos grupos de trabalho e apresentação das recomendações e conclusões. Intervenções de encerramento.

20h00 - Jantar oferecido pelo Presidente da Câmara do Porto.

Dia 14 –Domingo – Programa Social promovido pelo Município


Organização: Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas
Apoio: Câmara Municipal do Porto Ordem dos Contabilistas Certificados

 

Mensagem de Natal de S.Exa. o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

MENSAGEM DE NATAL DE SUA EXCELÊNCIA O SECRETÁRIO DE ESTADO DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS, DR. JOSÉ LUÍS CARNEIRO

i029789

"Caras e caros compatriotas,

 

É com grande satisfação que dirijo esta mensagem especial, por ocasião da quadra festiva do Natal e Ano Novo, a todos os portugueses e luso-descendentes que compõem a diáspora portuguesa. Portugal orgulha-se dos exemplos de coragem, iniciativa e solidariedade demonstrados por todos aqueles que integram as nossas comunidades nas diferentes partes do Mundo.

No ano que agora finda pude prosseguir um contacto intenso convosco. Em todos esses diálogos sobressaiu o modo exemplar como se encontram integrados nos países de acolhimento e a estima de que são merecedores por parte das autoridades e dos cidadãos locais.

Poderia citar muitos exemplos de como temos trabalhado em conjunto para valorizar a diáspora portuguesa e honrar o nome de Portugal no Mundo.

Ler mais: Mensagem de Natal de S.Exa....

Seminário Prevenir e Proteger: Uma abordagem integrada dos conflitos e crises externos

Irá decorrer em Lisboa, no próximo dia 7 de dezembro, o seminário "Prevenir e Proteger: Uma abordagem integrada dos conflitos e crises externos". Um evento organizado pelo Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Num mundo mais globalizado e marcado pela crescente mobilidade das pessoas, torna-se necessária uma ação mais concertada e integrada entre os diferentes Estados para responder aos crescentes desafios que se colocam na proteção dos cidadãos. Essa capacidade pode hoje ser encontrada ao nível europeu, através dos novos mecanismos comunitários de monitorização e resposta a crises, ou da cooperação e coordenação entre Estados-Membros na concessão de proteção consular aos cidadãos não representados.

Com este seminário pretende-se contribuir com uma avaliação e delimitação das situações que correspondam a um quadro de utilização de recursos comuns e de partilha de informação na proteção consular concedida em situações de emergência, estimular o debate sobre as vias a seguir para o futuro da capacidade de resposta integrada europeia, e promover um espaço para apresentação de boas práticas e de troca de experiências entre os Estados-Membros e as instituições europeias com competências nos processos de gestão de crises.

Estarão presentes representantes dos 28 Estados-Membros da União Europeia, instituições europeias (Serviço Europeu de Ação Externa, Secretariado Geral do Conselho e Comissão Europeia), bem como a Autoridade Nacional de Proteção Civil de Portugal.

Consulte o programa e confira a lista de participantes.

 

 

III Encontro de Investidores da Diáspora - Penafiel, 13 a 15 de dezembro de 2018

Encontram-se abertas as inscrições para o III Encontro de Investidores da Diáspora que se realizará em Penafiel, de 13 a 15 de dezembro. Os interessados poderão registar-se através do e-mail: gaid@mne.gov.pt.

O convite foi feito através de uma carta de S.Exa. o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, que pode ler aqui.

Os Encontros de Investidores da Diáspora visam fornecer aos empresários portugueses no estrangeiro o acesso a informação em áreas-chave sobre as políticas públicas em Portugal, nomeadamente no plano dos mecanismos institucionais de apoio ao investimento, por via da presença de membros do Governo de Portugal e de responsáveis de entidades públicas em diferentes domínios.
Outro objetivo destes encontros é o de facilitar o estabelecimento de redes de contacto entre os empresários portugueses no estrangeiro e aqueles que exercem a sua atividade em Portugal, proporcionando-lhes o espaço para possíveis oportunidades de negócios ou de parcerias e oferecendo-lhes uma plataforma privilegiada para o diálogo, o debate, a partilha de experiências e de boas práticas, e o esclarecimento de dúvidas em tempo real. Ao mesmo tempo, procura-se contribuir para fortalecer um sentimento identitário comum entre os empresários portugueses pelo mundo, independentemente dos países onde estão estabelecidos e das realidades e contextos específicos em que se inserem.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID).

A organização deste III Encontro de Investidores da Diáspora insere-se na Operação “Tâmega e Sousa – Qualify and Brand On”, liderada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para conhecer o programa completo clique aqui.

20181123 152857 CARTAZ A4 Shrink

 

Partilhar:

FacebookTwitterGoogle +E-mail

O que procura?

Redes sociais

2000px Facebook New Logo 2015.svg

Ligações institucionais

Logo Presidencia

logo rep portuguesa

MNE

recenseamento banner 339x86px

Assembleia

Ligações úteis

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Carreiras Internacionais

Sem Título

eures2

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Instituto Diplomático