Mais notíciasNotícias

Para todas as informações atualizadas sobre as viagens entre França e Portugal, queira consultar o site do Consulado Geral de Portugal em Paris clicando na imagem abaixo.

Sans titre


Também deve consultar o site oficial do Governo criado em resposta à pandemia "Estamos ON"!

90056751 2604143716375247 4982727847991836672 o

Regras e documentos aplicáveis a 10 de maio de 2020

ESTAS REGRAS PODEM SER ALTERADAS COM O EVOLUIR DA SITUAÇÃO SANITÁRIA EM FRANÇA. 

 

Neste momento não é possível prever que limitações possam existir nos meses de Verão relativamente a viagens para Portugal, nomeadamente por via terrestre

Não faça viagens não-essenciais por via terrestre enquanto vigorar o estado de alarme em Espanha.

Enquanto perdurarem as restrições à entrada e circulação por via terrestre em Espanha, os cidadãos interessados deverão privilegiar a viagem até/de Portugal por via aérea.

 

Se pretende viajar para Portugal por via terrestre, atravessando Espanha:

  • As deslocações em França, acima de 100 km, necessitam de ser justificadas com esta declaração (acrescentando prova de motivo familiar, imperioso ou profissional)
  • Apenas é permitida a entrada em Espanha por via terrestre às seguintes pessoas:
    • Cidadãos espanhóis ou residentes em Espanha.
    • Residentes na União Europeia ou Estados Associados Schengen, que se desloquem diretamente para o seu lugar de residência.
    • Trabalhadores transfronteiriços.
    • Profissionais sanitários ou dedicados ao cuidado de idosos que se desloquem para o seu local de trabalho.
    • Pessoas que provem documentalmente motivos de força maior ou situação de necessidade.
  • As autoridades espanholas controlorão a residência e motivo de força maior. Terá de ser feita prova documental de uma das causas anteriores ou a sua entrada e circulação em Espanha poderá ser negada. Para mais informações poderá contactar com a Guardia Civil através do numero 00 34 900 101 062, visto ser a autoridade competente que controla a fronteira espanhola, ou a linha COVID-19 Espanha.
  • Considerando que existem ligações aéreas entre Portugal e a maior parte dos Estados Membros da União Europeia, incluindo França, Alemanha, Suíça e o Luxemburgo, aconselha-se que, enquanto perdurarem as restrições à entrada e circulação por via terrestre em Espanha, procurem viajar até ou de Portugal por via aérea. 

NOTA: Não existe ainda data definitiva para o levantamento deste regime de controlo documental nas fronteiras.

 

Se pretende viajar para Portugal por via aérea:

  • Há voos a partir do Charles de Gaulle (CDG) operados pela Air France, KLM, Easyjet e TAP (a partir de 13 de maio). Consulte os sites daquelas companhias aereas ou motores de busca
  • Se não for cidadão nacional e o motivo da viagem for profissional só por motivos inadiáveis de e devidamente justificados pelas entidades portuguesas e/ou francesas
  • As deslocações em França, acima de 100 km, necessitam de ser justificadas com esta declaração (use o bilhete de avião para justificar a deslocação)
  • Use o seu documento de identificação (nacional ou da união europeia) e a attestation de déplacement para justificar a viagem em França
  • De notar que no regresso terá que apresentar comprovativo de residência em França (ver abaixo)

Se pretende regressar a França:

  • Faça-o APENAS se tiver residência principal em França
  • Este Posto Consular não emite qualquer declaração para esse fim
  • As autoridades espanholas não emitem qualquer documento para a travessia de Espanha
  • As deslocações em França, acima de 100 km, necessitam de ser justificadas com esta declaração (acrescentando prova de motivo familiar, imperioso ou profissional).

Se pretende regressar a França, sem ter aqui residência principal, para trabalhar:

  • Apenas as seguintes situações são autorizadas:
    • Profissionais de saúde no âmbito da luta contra o COVID19
    • Transportadores de mercadorias e marinheiros
    • Tripulações de voos de passageiros e de mercadorias
    • Trabalhadores fronteiriços nas fronteiras internas (ex: residentes na Alemanha que trabalhem em França)
    • Deslocações justificados pelo exercício de poder parental, visita ou alojamento de uma criança ou prosseguimento de estudos, visita a um parente num lar de idosos ou uma criança em uma instituição especializada
  • A sua entidade patronal deve consultar as autoridades locais francesas para saber se é possível retomar o trabalho, face às disposições do confinamento e obter junto delas as autorizações necessárias, que eventualmente permitam derrogar essa proibição

Se pretende atravessar França para ir para outro país onde tem residência principal

  • As deslocações em França, acima de 100 km, necessitam de ser justificadas com esta declaração (acrescentando prova de motivo familiar, imperioso ou profissional).

Se pretende atravessar França para ir para outro país trabalhar, deve solicitar informações quer à Embaixada de França em Lisboa quer à Embaixada do país de destino em Lisboa, atendendo a que neste momento não estão previstas derrogações para atravessar território francês por motivos profissionais.

Um Convite do Embaixador de Portugal em Paris aos Portugueses radicados em França

RESOLUÇÃO DE ANO NOVO DA LÍNGUA PORTUGUESA

 

Caros compatriotas

Cada ano, à volta do Ano Novo, fazemos um ponto da situação sobre como nos decorre a vida e tomamos resoluções. Aproveitamos a data para um começar de novo em coisas que precisam de ser mudadas, no peso, nos cigarros, na vida em casa, no trabalho. É a mãe de todas as resoluções, a resolução do Ano Novo

Cada ano, a 14 de Fevereiro, pelo Dia de S. Valentim, lembramo-nos de como éramos felizes a namorar, queremos que essa alegria não se perca e percebemos que temos que fazer por isso. É a resolução do Ano Novo do Amor.

Cada ano, pelo fim de Agosto, aqueles de nós que gostam da bola e que têm uma relação apaixonada com um clube de futebol, acreditamos que a Época nos vai ser propícia, prometemos a nós próprios uma série de festejos se ganharmos o Campeonato, aceitamos aumentar o nosso apoio, em camisolas assinadas ou em bilhetes no estádio, se com isso, o nosso clube vencer. É a resolução do Ano Novo do Futebol.

Hoje é o dia 5 de Maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Nesta data, cada ano, era bom que pensássemos na nossa Língua, se a tratamos como deve ser, se nos preocupamos com os nossos filhos a falarem bem. No final do mês de Maio encerram as inscrições para o novo ano lectivo das aulas de Português em França. É preciso que as novas gerações de luso-descendentes aqui em França tenham orgulho nesta língua que até já tem um Dia Mundial. Orgulho será falá-la, será falá-la bem. É altura de tomar a resolução séria de inscrever os filhos na escola, para que o seu português seja digno duma língua-de-dia-mundial. É a resolução do Ano Novo da Língua Portuguesa.

Bom 5 de Maio!

Jorge Torres Pereira

Reinício progressivo do atendimento presencial nos Postos Consulares em França

 

Como é do conhecimento geral, as autoridades francesas estabeleceram - caso as condições sanitárias relativas à epidemia do COVID-19 o possibilitarem - que a partir do próximo dia 11 de maio se ponha fim, de forma progressiva, ao confinamento actualmente em vigor.

Neste cenário, a Embaixada de Portugal em Paris, em estreita coordenação com os Consulados-Gerais em Paris, Lyon, Marselha, Bordéus, Estrasburgo e o Vice-Consulado em Toulouse, prevê que o início da normalização do funcionamento dos serviços consulares portugueses em França possa ter também lugar a partir daquela data.

Este processo obedecerá aos princípios gerais de regresso progressivo à normalidade definidos pela Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, sob orientação da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, estando sempre dependente das circunstâncias e orientações das autoridades de saúde locais, nomeadamente as relativas à concentração de pessoas em serviços públicos que terão um impacto sobre as modalidades de atendimento da rede consular.

Aconselhamos a consulta frequente das páginas Internet dos Postos Consulares, onde serão disponibilizadas oportunamente todas as informações úteis (que terão também em conta a realidade específica de cada Posto, designadamente sua dimensão, recursos disponíveis e as características especificas da Comunidade que serve).

Alerta-se ainda para o facto crucial que o confinamento não terminou, por isso é essencial continuar a respeitar as medidas que protegem a saúde de cada um de nós e a dos outros.

Enquanto se mantiver o confinamento, só as urgências devidamente comprovadas poderão ser atendidas.

Paris, 15 de Abril de 2020

   

       Jorge Torres Pereira

Embaixador de Portugal em Fran

Contactos

1, Rue de Noisiel
75116 Paris

(0033) 1 47 27 35 29
embaixada.paris@mne.pt
Facebook 

Mais informação

O que procura?

Redes sociais

2000px Facebook New Logo 2015.svg

Ligações institucionais

Logo Presidencia

logo rep portuguesa

MNE

recenseamento banner 339x86px

Assembleia

Ligações úteis

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Carreiras Internacionais

Sem Título

eures2

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Instituto Diplomático