Embaixada de Portugal em França

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

porto 0 Copie

Quero dar as boas-vindas e agradecer a todos os que nos visitam neste portal da Embaixada de Portugal em Paris, esperando que estas páginas vos sejam úteis e que correspondam às vossas expectativas.

Os elementos que com todo o gosto aqui disponibilizamos visam, antes de mais, facilitar o acesso à informação sobre Portugal, quer directamente quer através de “links” a outras instituições, serviços públicos, consulados, órgãos de informação, associações da comunidade portuguesa em França, bem como a outras entidades que poderão contribuir para complementar tal informação.

Ler mais: Mensagem do Embaixador

Apresentação do livro “Choices”

Foi apresentado, na Embaixada, o livro “Choices” dedicado a um conjunto de peças artísticas portuguesas dos séculos XVI-XVIII, de influência indo-portuguesas ou europeia, que são propriedade dos antiquários Álvaro Roquette e Pedro Aguiar-Branco que abriram uma loja em Paris há cerca três anos. Da autoria de Hugo Crespo, especialista em arte indo-portuguesa, o livro, de grande qualidade gráfica e profusamente ilustrado, contém textos de investigação história e artística sobre as peças nele incluídas.

Assistiram ao evento Embaixadores acreditados junto da UNESCO, especialistas e responsáveis de museus franceses (em particular do Louvre e do Guimet-Arts Asiatiques), coleccionadores e antiquários.

 

foto 3

foto 1

foto 2

Concerto de guitarra portuguesa de Pedro Caldeira Cabral

Teve lugar na Embaixada, dia 17 de novembro, um concerto de guitarra portuguesa de Pedro Caldeira Cabral, acompanhado, em guitarra clássica, por Joaquim António Silva, a que assistiu uma centena de convidados, entre Embaixadores acreditados em França ou junto UNESCO, críticos, melómanos e intérpretes de outros instrumentos.

Investigador e compositor, para além de intérprete de primeira qualidade, Pedro Caldeira Cabral tem contribuído, de forma notável, para o conhecimento e difusão de um instrumento tão estreitamente ligado à cultura e identidade portuguesa, designadamente através do fado a que serve de suporte indispensável. Propôs para o programa deste concerto (“O labirinto da guitarra”) um percurso com peças do sec. XVI até à actualidade e com composições de várias origens. 

 

pcc 1

pcc 2

 

 

Visita da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus a Paris

Participação da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus em reunião no âmbito do Partido Socialista Europeu, Paris, 15 de novembro

S.Exª. a Secretária de Estados dos Assuntos Europeus, Dra. Margarida Marques, participou, a convite do seu homólogo francês, Harlem Désir, na reunião que se realizou no dia 15 de novembro, no Quai d’Orsay, em que estiveram igualmente presentes outros Ministros socialistas que representam os seus países no Conselho de Assuntos Gerais da UE.

SEAE novembro

Este encontro, que sucedeu aos de Roma (julho) e Atenas (setembro), inscreve-se no quadro do chamado roteiro de Bratislava de relançamento do projeto europeu e na perspetiva da Cimeira de Roma, em março próximo, em que se celebrará o 60º aniversário do Tratado de Roma. As discussões permitiram abordar os desafios que se colocam à UE num contexto marcado pelo Brexit e pelo resultado das eleições nos EUA. Incidiram sobretudo no reforço do pilar social da União Europeia, com o objetivo de preservar o modelo social europeu, conciliando convergência no plano económico e a nível de progresso social. Foi, com efeito, sublinhada a importância de promover, a par do crescimento económico e da luta contra o desemprego, os valores e princípios comuns em que se alicerça a UE. 

 

 

Encontro para portugueses e lusodescendentes participantes no WEBSUMMIT 2016

A Câmara Municipal de Lisboa, como anfitriã do WEBSUMMIT, dedica uma receção aos portugueses e lusodescendentes que vivendo fora, se vão deslocar a Lisboa no intuito de participar neste enorme evento da cidade.
Vai acontecer, simbolicamente, na TORRE VASCO DA GAMA, Parque das Nações, entre as 18 e as 20h do dia 9 de Novembro, e serão recebidos pelo Presidente da edilidade e outras altas individualidades, num cocktail oferecido no hotel Myriad.
A organização do WEBSUMMIT divulga este acontecimento junto dos seus participantes, e a plataforma Lisbon Business Connections-LBC, assegura o acolhimento.

LBC

 

A Cidade conta assim com os Conetores de Lisboa para serem facilitadores e fomentarem uma interação entre os presentes que se venha a traduzir em ligações futuras entre eles e, com a Cidade.

Para que esta seja também, uma oportunidade para os nossos convidados poderem privar de perto com alguns dos atuais casos de sucesso no panorama internacional, estão confirmados, para um casual sunset talk with Portuguese world class players, o Nuno Gonçalves da STRIVE CAPITAL, o Pedro Bizarro co-fundador da FEEDZAI e o Tiago Paiva da TALKDESK. Outros estarão presentes para interagir.
Apesar da divulgação que o WEBSUMMIT assegura, contamos com a colaboração das entidades parceiras fundadoras da plataforma LBC e outras, para a identificação de portugueses e lusodescendentes, residentes fora de Portugal e inscritos no WS, para podermos convida-los diretamente.
Acreditamos que este momento ficará na memória dos convidados a quem se dedica.

Partilhar:

FacebookTwitterGoogle +E-mail

O que procura?

Ligações institucionais

Logo Presidencia

logo rep portuguesa

MNE

recenseamento banner 339x86px

Assembleia

Ligações úteis

un high commissioner for refugees antonio guterres is photographed in ottawa on 300x225

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

eures2

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático