Embaixada de Portugal em França

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

Quero dar as boas-vindas e agradecer a todos os que nos visitam neste portal da Embaixada de Portugal em Paris, esperando que estas páginas vos sejam úteis e que correspondam às vossas expectativas.

Os elementos que com todo o gosto aqui disponibilizamos visam, antes de mais, facilitar o acesso à informação sobre Portugal, quer directamente quer através de “links” a outras instituições, serviços públicos, consulados, órgãos de informação, associações da comunidade portuguesa em França, bem como a outras entidades que poderão contribuir para complementar tal informação.

Procuramos ir ao encontro de quantos se interessam por Portugal, pela sua Cultura, pela sua História e também pelo país que hoje somos, moderno e virado para o futuro. Por estas razões, incluiremos neste portal uma resenha sobre alguns aspectos mais significativos da realidade portuguesa.

Ler mais: Mensagem do Embaixador

AVISO

PEP 15

Na sequência dos atentados ocorridos na noite do dia  13 de novembro em Paris, foi decretado o Estado de Emergência no país. Passam a ser efectuados controlos sistemáticos em todos os postos fronteiriços.Recomenda-se aos cidadãos nacionais em trânsito ou residentes naquele país que observem redobrada vigilância em locais públicos e se mantenham atentos a orientações e recomendações que venham a ser divulgadas pelas autoridades francesas.

Número Gabinete de Emergência Consular: 00351 96 170 64 72

A Embaixada não dispõe de Secção Consular. Para assuntos administrativos aconselhamos o contato com o Consulado da sua área de residência. Saiba mais AQUI.

VISITA DE S.EXA. O MINISTRO DA ECONOMIA A PARIS

S. Exa. o Ministro da Economia, Dr. Manuel Caldeira Cabral, encontrou-se no passado dia 29 de Abril com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron. As discussões incidiram sobre as relações económicas bilaterais, nomeadamente os fluxos de investimento e os sectores de cooperação empresarial, bem como sobre a situação económica em Portugal, na França e na Europa.

20160429 037 Macron Entretien Ministre Portugal Bercy PhotoDHSimon

 

Comemoração do Dia da Língua Portuguesa

No próximo dia 5 de maio comemora-se o Dia da Língua e da Cultura Portuguesa em todos os países da CPLP – Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Uma data instituída em 2009 pelo Camões IP que pretende destacar a Língua Portuguesa enquanto “vínculo histórico e um património comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada”.

Nesse contexto, o Consulado-geral de Portugal em Paris recebe no dia 3 e maio uma conferência, em português, sobre a Língua Portuguesa e o seu ensino em França apresentada pela Coordenadora do Ensino Português em França - Camões, I.P., Dra. Adelaide Cristovão. Este é um evento é o resultado de uma parceria entre a Catedra Lindley Cintra, da Universidade de Nanterre, o Leitorado de Português da Universidade Paris 8 Saint-Denis, a Coordenação do Ensino Português em França - Camões IP, e o Centro Cultural Camões I.P., em parceria como Consulado-Geral de Portugal em Paris.

A conferência tem início marcado para as 18h00 com a intervenção da Dra. Adelaide Cristovão e leitura de textos de Maria Velho da Costa pelo Grupo de Teatro - André de Gouveia com encenação de Nuno Fidalgo.

cplp

 

Homenagem a Mário de Sá Carneiro

No dia 26 de abril, às 15h00, o Grand Pigalle Hôtel acolhe uma sessão de homenagem ao escritor Mário de Sá Carneiro, realizada por ocasião da passagem de um século desde a sua morte, a 26 de abril de 1916 em Paris.

Um encontro na presença de Jorge Sedas Nunes e de Dominique Bussillet dedicado a uma das grandes figuras do modernismo em Portugal, incontornável poeta e romancista da Geração de Orpheu.

Este é um evento organizado em colaboração com a Embaixada de Portugal – Centro Cultural Camões I.P., com o apoio da Mairie do 9º arrondissement.

A entrada é livre. A reserva é obrigatória e deve ser remetida por email para ccp-paris@camoes.mne.pt

encontro 26 de abril

Comemorações do 98º Aniversário da Batalha de La Lys

As cerimónias realizam-se no próximo dia 30 de abril, em Richebourg e la Couture, e serão presididas pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional

Antonio Graca Abreu cemiterio portugues 1 1 Copie

DR// António Graça Abreu

As cerimónias de comemoração do 98º aniversário da Batalha de La Lys e de homenagem aos militares do Corpo Expedicionário Português que participou na Grande Guerra em França, terão lugar no sábado 30 de abril de 2016, no Cemitério Militar Português de Richebourg e em La Couture.

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, presidirá às cerimónias em representação do Governo Português, e será acompanhado por S.E. o Embaixador de Portugal, José Filipe Moraes Cabral, pelo Cônsul-geral de Portugal em Paris em Paris, António Albuquerque Moniz, pelo Presidente da Liga dos Combatentes de Portugal, Tenente-General Chito Rodrigues e por uma delegação de militares das Forças Armadas Portuguesas.

O programa começa em Richebourg, no Cemitério Militar Português, com a chegada das entidades às 11h00, seguindo-se a intervenção religiosa pelo Pe Carlos Caetano, deposição de flores, hinos nacionais, alocuções e assinatura do livro de honra.

As celebrações prosseguem às 12h00 em La Couture, com as alocuções e deposição de flores junto do Monumento aos Mortos, terminando, no salão dos desportos local, com um Porto de Honra oferecido pela Embaixada de Portugal a todos os convidados.

 

 

Visita de S.Exa. o Primeiro-Ministro a Paris

S.Exa. o Primeiro-Ministro António Costa esteve em Paris no passado dia 18 de abril para uma reunião com o seu homólogo francês, Manuel Valls. Discussões incidiram sobre as principais áreas das excelentes relações bilaterais, as prioridades da agenda europeia e alguns dos temas mais prementes da actualidade internacional, em particular a luta contra o terrorismo e a resposta ao drama dos refugiados.

António Costa Manuel Valls 18 abril 2016 DR

DR

António Costa Matignon 18 Abril 2016 DR

DR

Inaugurou no Grand Palais a exposição dedicada a Amadeo de Souza-Cardoso, na presença da Ministra francesa da Família, da Infância e dos Direitos da Mulheres, Laurence Rossignol, da Presidente da Câmara Municipal de Paris, Anne Hidalgo, e da Presidente da RMN - Réunion des Musées Nationaux - Sylvie Hubac, e do anterior Presidente da República, S.Exa. o Professor Aníbal Cavaco Silva.

S.Exa. o Primeiro-Ministro participou também, na delegação da Fundação Gulbenkian em Paris, num pequeno-almoço com portugueses e lusodescendentes que trabalham em França e assistiu, na cidade Universitária de Paris, à inauguração de duas salas polivalentes renovadas da Casa de Portugal.

Ainda durante a visita S.Exa. o Primeiro-Ministro recebeu na Embaixada uma delegação da Associação Movimento dos Emigrantes Lesados Portugueses (AMELP).

 

O que procura?

Ligações institucionais

Logo Presidencia

logo rep portuguesa

MNE

recenseamento banner 339x86px

Assembleia

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

eures2

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático