Embaixada de Portugal em França

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

porto 0 Copie

Quero dar as boas-vindas e agradecer a todos os que nos visitam neste portal da Embaixada de Portugal em Paris, esperando que estas páginas vos sejam úteis e que correspondam às vossas expectativas.

Os elementos que com todo o gosto aqui disponibilizamos visam, antes de mais, facilitar o acesso à informação sobre Portugal, quer directamente quer através de “links” a outras instituições, serviços públicos, consulados, órgãos de informação, associações da comunidade portuguesa em França, bem como a outras entidades que poderão contribuir para complementar tal informação.

Ler mais: Mensagem do Embaixador

Parlamento dos Jovens 2017-2018 - Igualdade de Género

Decorre até ao dia 20 de outubro a fase de inscrição das escolas no «Parlamento dos Jovens 2017-2018» este ano dedicado ao tema da "Igualdade de Género".

Este projeto contempla igualmente os círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa. As escolas e associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas também podem participar.

cartaz PJ2018 Final

Esta é uma iniciativa da Assembleia da República em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – MEC, a DGACCP, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Tem como objetivos principais educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República; promover o debate democrático e incentivar a reflexão.

15670547834 da12fa4005 o

assembleia da republica deputados

O programa culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada ao ensino básico e outra ao ensino secundário, este ano com um tema comum : "Igualdade de Género".

As escolas e associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas, se participantes pela primeira vez, podem solicitar a sua inscrição enviando um e-mail para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt (com conhecimento a emi@mne.pt), onde deve constar:

- a denominação da escola e respetivos contactos (localidade, círculo eleitoral, país, telefone, fax, e-mail e endereço postal);

- indicação da sessão nacional (do ensino básico ou secundário) em que se pretende inscrever;

- nome e contactos do professor coordenador (incluindo e-mail e/ou número de telemóvel, para situações de emergência apenas);

-nome do membro da Direção da escola/associações responsável acompanhado do e-mail a usar para o envio da confirmação de inscrição.

Uma vez recebido o código GEPE, os interessados terão acesso ao formulário de inscrição online, na página www.jovens.parlamento.pt.

As escolas e associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas, participantes de edições passadas, podem usar o código GEPE anteriormente atribuído e proceder à inscrição através do preenchimento de um formulário eletrónico que estará disponível em www.jovens.parlamento.pt. Caso não tenham conservado aquele código de registo deverão contactar com a Assembleia da República através do e-mail parlamento.jovens@ar.parlamento.pt.

Os regulamentos e o calendário do programa, bem como a indicação de algumas pistas para abordagem dos temas para as duas sessões vão estar disponíveis, no início de setembro, na página www.jovens.parlamento.pt

 

 

Aplicação Registo Viajante

Em fevereiro deste ano foi lançada pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas a  aplicação "Registo Viajante". Uma ferramenta para smartphones que se destina a quem efectua viagens ou deslocações de curta duração ao estrangeiro. O registo nesta aplicação é voluntário, fácil e gratuito.

Em caso de emergência (catástrofe natural, atentados, alterações de ordem pública, acidentes), a aplicação permite a localização dos nacionais, desde que nela se encontrem registados e a activem sempre que viajem.

 

aplicação registo viajante

 

No caso do país onde se encontram e que seja afectado por situações atrás referidas, poderá ser contactado, nomeadamente através dos postos consulares portugueses que, em coordenação com as autoridades locais desse país, poderão fornecer informação úteis.

 

Quem se regista na Aplicação:

- Recebe recomendações de segurança no equipamento móvel sempre que a situação no país visitado o justifique.

- Recebe informações sobre condições de segurança nos países que pretende visitar.

- Tem acesso a contactos em caso de crise grave no país em que se encontra.

- Pode ser detectado através da utilização do equipamento móvel.

- Tem acesso a informação sobre os países: Segurança, informações úteis, representações diplomáticas e consulares de Portugal.

- Faz registo da viagem com detalhes de cidades e locais a visitar.

- Tem acesso a informações de última hora.

- Tem respostas a questões frequentes.

- Tem ligação rápida com Gabinete de Emergência Consular em caso de crise.

- Recebe informação actualizada dos países, regiões, cidades ou locais a evitar.


Vai viajar? Registe-se!

 

 

Agenda Cultural Camões IP - setembro

Fique a conhecer todas as atividades culturais apoiadas pelo Centro Cultural Camões IP em Paris, com destaque este mês para a 16ª edição da Semana das Culturas Entrangeiras do FICEP (Forum des Instituts Culturels Étrangers à Paris), dedicada ao tema "La Rue".  Um evento que reúne iniciatvas de cerca de 30 centro culturais de países diferentes, e onde se enquadra também o Dia Europeu das Línguas
 

Destaque para as iniciativas propostas pelo Centro Cultural Camões IP ligadas à Música tradicional portuguesa (Cante Alentejano e Fado em Saxofone), à Gastronomia e à Arte urbana com a intervenção da dupla Borderlovers - Pedro Amaral et Ivo Bassini.

30 desenhoPA1

Clique aqui para ver a agenda da 16ª edição da Semana das Culturas Entrangeiras do FICEP

Clique aqui para ver a newsletter do Centro Cultural Camões IP

 

Visita de S.Exª. o Ministro da Defesa Nacional a Paris

S.Exª. o Ministro da Defesa Nacional, Prof. Dr. Azeredo Lopes esteve em Paris, no dia 5 de setembro, para um encontro com a sua homóloga francesa, Florence Parly.  

As discussões centraram-se nas excelentes relações bilaterais na área da Defesa, em particular a estreita cooperação no domínio das Operações de Paz e na luta contra o terrorismo, bem como a defesa europeia.

MDN set 2017

MDN set 2017 2

MDN set 2017 3

 

Aluna do Instituto Superior Técnico participa no Programa AMGEN

À semelhança de anos anteriores, o Instituto Pasteur organizou em Paris, no passado dia 1, a cerimónia de apresentação dos projetos de investigação do Programa Escolar Europeu AMGEN.

Este programa da Fundação AMGEN permite aos alunos das melhores universidades europeias das áreas da Biotecnologia participarem, durante dois meses, no desenvolvimento de um projeto de investigação em grandes centros como o Instituto Pasteur, a Universidade de Cambridge, o Instituto Karolinska na Suécia e a Ludwig Maximilian Universität na Alemanha.

Adriana Serrão, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, foi a estudante portuguesa selecionada para a edição de 2017 que contou no total com 21 estudantes de 14 nacionalidades diferentes.

A Embaixada de Portugal esteve representada nesta ocasião e felicitou a jovem investigadora pelo reconhecimento do seu trabalho.

adriana serrão 

 

Partilhar:

FacebookTwitterGoogle +E-mail

O que procura?

Ligações institucionais

Logo Presidencia

logo rep portuguesa

MNE

recenseamento banner 339x86px

Assembleia

Ligações úteis

un high commissioner for refugees antonio guterres is photographed in ottawa on 300x225

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

eures2

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático