Embaixada de Portugal em França

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

porto 0 Copie

Quero dar as boas-vindas e agradecer a todos os que nos visitam neste portal da Embaixada de Portugal em Paris, esperando que estas páginas vos sejam úteis e que correspondam às vossas expectativas.

Os elementos que com todo o gosto aqui disponibilizamos visam, antes de mais, facilitar o acesso à informação sobre Portugal, quer directamente quer através de “links” a outras instituições, serviços públicos, consulados, órgãos de informação, associações da comunidade portuguesa em França, bem como a outras entidades que poderão contribuir para complementar tal informação.

Ler mais: Mensagem do Embaixador

Documentário luso-brasileiro vencedor do 12º Festival de Cinema Europeu

O documentário “Talvez deserto talvez Universo”, da autoria de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, foi o vencedor da sua categoria na 12ª edição do Festival de Cinema Europeu de Paris que decorreu na capital francesa entre 15 março e 16 de abril.

“Talvez deserto talvez universo” é um retrato profundo da Unidade de Internamento de Psiquiatria Forense, em Lisboa que explora o quotidiano e o funcionamento da instituição, o silêncio dos corredores e dos pátios e também as vidas daqueles que lá estão internados, homens que vivem presos, em tratamento e que vivem tempo próprio.

 

 

Nesta edição, o festival homenageou o cinema português com a exibição de vários filmes de Manoel de Oliveira mas também de João Botelho, Miguel Gomes, João César Monteiro, Paulo Rocha, Sérgio Tréfaut e Teresa Villaverde.

 

 

Nova aplicação do Camões para o ensino da Língua Portuguesa

No passado dia 7 de abril foi apresentada a plataforma App Camões eLearning. Esta é a primeira solução móvel para ensino à distância a partir da nova plataforma digital do Camões, I.P. que foi lançada recentemente.

Esta aplicação permite o estudo do português, em qualquer parte do mundo e a qualquer momento, promovendo, assim, a internacionalização da Língua Portuguesa e a sua notoriedade.

A nova oferta compreende cursos de Português enquanto Língua Estrangeira  em regime de autoaprendizagem ou de tutoria, concretizando-se, assim, numa oferta global de 15 cursos de Português Língua Estrangeira.

As inscrições realizam-se através de formulário disponível no Portal Camões, IP e o regulamento dos cursos pode ser consultado em: http://www.instituto-camoes.pt/images/lingua_cultura/reg_epd_pt.pdf 

A aplicação pode ser descarregada para iPhone e Android.

 

Visita à Embaixada da Associação de Jovens Diplomatas Franceses

Uma delegação da Associação de Jovens Diplomatas Franceses foi recebida na Embaixada, dia 29 de março, para uma troca de impressões sobre as prioridades da política externa portuguesa e as relações luso-francesas nos mais diversos domínios.

IMG 7686

IMG 7691

Assinatura do Acordo de Cooperação Educativa e Linguística entre Portugal e a França

S.Exª. o Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Rordrigues, deslocou-se a Paris, dia 28 de março, para assinar com a sua homóloga francesa, Najat Vallaud-Belkacem, o Acordo de Cooperação Educativa e Linguística e para visitarem a escola de ensino básico Saint-Jacques, no centro de Paris, onde assistiram a uma aula de português no âmbito do novo dispositivo  de ensino de línguas internacionais em França (Enseignements Internationaux de Langues Etrangères - EILE).

Em julho passado, S.Exª o Ministro da Educação esteve em Paris para assinar com a Senhora Ministra Najat Vallud-Belkacem uma Declaração Conjunta que formalizou a transformação dos cursos de ensino de língua e cultura de origem (Enseignements des Langues et Cultures d'Origine - ELCO) em cursos EILE. 

De salientar que serão abertas, já a partir do próximo ano letivo, duas novas seções internacionais portuguesas em Estrasburgo e Fontainebleau. 

acordo língua portuguesa março 2017 1 Cópia

© Philippe DEVERNAY/MENESR

Ler mais: Assinatura do Acordo de...

Participação de S.Exª o Ministro da Economia na VI Reunião Anual das Câmaras de Comércio Portuguesas

Sexa Ministro Economia deslocou-se a Paris, no dia 23 de março, para participar no jantar da VI Reunião Anual das Câmaras de Comércio Portuguesas.

Nesse jantar, a Câmara Comércio e Industria Portuguesa esteve representada por seu Presidente, Dr. Bruno Bobone, Vice-Presidente, Dr. Paulo Portas e Vogal Dr. Miguel Horta e Costa. Participaram também delegados de cerca 20 câmaras de comércio portuguesas no estrangeiro (Alemanha, Brasil, China, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Marrocos, Moçambique, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Dominicana e Roménia).

Para além do balanço de actividades das câmaras de comércio e de um debate em torno das respectivas estratégias para este ano, foram também abordadas actuais tendências economia e comércio internacionais. 

 

Partilhar:

FacebookTwitterGoogle +E-mail

O que procura?

Ligações institucionais

Logo Presidencia

logo rep portuguesa

MNE

recenseamento banner 339x86px

Assembleia

Ligações úteis

un high commissioner for refugees antonio guterres is photographed in ottawa on 300x225

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

eures2

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático