Embaixada de Portugal em França

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Seminário Prevenir e Proteger: Uma abordagem integrada dos conflitos e crises externos

Irá decorrer em Lisboa, no próximo dia 7 de dezembro, o seminário "Prevenir e Proteger: Uma abordagem integrada dos conflitos e crises externos". Um evento organizado pelo Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Num mundo mais globalizado e marcado pela crescente mobilidade das pessoas, torna-se necessária uma ação mais concertada e integrada entre os diferentes Estados para responder aos crescentes desafios que se colocam na proteção dos cidadãos. Essa capacidade pode hoje ser encontrada ao nível europeu, através dos novos mecanismos comunitários de monitorização e resposta a crises, ou da cooperação e coordenação entre Estados-Membros na concessão de proteção consular aos cidadãos não representados.

Com este seminário pretende-se contribuir com uma avaliação e delimitação das situações que correspondam a um quadro de utilização de recursos comuns e de partilha de informação na proteção consular concedida em situações de emergência, estimular o debate sobre as vias a seguir para o futuro da capacidade de resposta integrada europeia, e promover um espaço para apresentação de boas práticas e de troca de experiências entre os Estados-Membros e as instituições europeias com competências nos processos de gestão de crises.

Estarão presentes representantes dos 28 Estados-Membros da União Europeia, instituições europeias (Serviço Europeu de Ação Externa, Secretariado Geral do Conselho e Comissão Europeia), bem como a Autoridade Nacional de Proteção Civil de Portugal.

Consulte o programa e confira a lista de participantes.

 

 

III Encontro de Investidores da Diáspora - Penafiel, 13 a 15 de dezembro de 2018

Encontram-se abertas as inscrições para o III Encontro de Investidores da Diáspora que se realizará em Penafiel, de 13 a 15 de dezembro. Os interessados poderão registar-se através do e-mail: gaid@mne.gov.pt.

O convite foi feito através de uma carta de S.Exa. o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, que pode ler aqui.

Os Encontros de Investidores da Diáspora visam fornecer aos empresários portugueses no estrangeiro o acesso a informação em áreas-chave sobre as políticas públicas em Portugal, nomeadamente no plano dos mecanismos institucionais de apoio ao investimento, por via da presença de membros do Governo de Portugal e de responsáveis de entidades públicas em diferentes domínios.
Outro objetivo destes encontros é o de facilitar o estabelecimento de redes de contacto entre os empresários portugueses no estrangeiro e aqueles que exercem a sua atividade em Portugal, proporcionando-lhes o espaço para possíveis oportunidades de negócios ou de parcerias e oferecendo-lhes uma plataforma privilegiada para o diálogo, o debate, a partilha de experiências e de boas práticas, e o esclarecimento de dúvidas em tempo real. Ao mesmo tempo, procura-se contribuir para fortalecer um sentimento identitário comum entre os empresários portugueses pelo mundo, independentemente dos países onde estão estabelecidos e das realidades e contextos específicos em que se inserem.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID).

A organização deste III Encontro de Investidores da Diáspora insere-se na Operação “Tâmega e Sousa – Qualify and Brand On”, liderada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para conhecer o programa completo clique aqui.

20181123 152857 CARTAZ A4 Shrink

 

Partilhar:

FacebookTwitterGoogle +E-mail

O que procura?

Redes sociais

2000px Facebook New Logo 2015.svg

Ligações institucionais

Logo Presidencia

logo rep portuguesa

MNE

recenseamento banner 339x86px

Assembleia

Ligações úteis

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Carreiras Internacionais

Sem Título

eures2

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Instituto Diplomático