Embaixada de Portugal em França

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

porto 0 Copie

Quero dar as boas-vindas e agradecer a todos os que nos visitam neste portal da Embaixada de Portugal em Paris, esperando que estas páginas vos sejam úteis e que correspondam às vossas expectativas.

Os elementos que com todo o gosto aqui disponibilizamos visam, antes de mais, facilitar o acesso à informação sobre Portugal, quer directamente quer através de “links” a outras instituições, serviços públicos, consulados, órgãos de informação, associações da comunidade portuguesa em França, bem como a outras entidades que poderão contribuir para complementar tal informação.

Ler mais: Mensagem do Embaixador

AVISO

passaporte

Na sequência do atentado em Nice, o Parlamento francês prorrogou até janeiro 2017 o estado de emergência actualmente em vigor no país. Continuarão nomeadamente a ser efectuados controlos regulares em todos os postos fronteiriços. Recomenda-se aos cidadãos portugueses em trânsito ou residentes em França que observem redobrada vigilância em locais públicos e se mantenham atentos a orientações e  recomendações que venham a ser divulgadas pelas autoridades francesas.

Número do Gabinete de Emergência Consular: (+351) 961 706 472

Para assuntos administrativos aconselhamos o contato com o Consulado da sua área de residência. Saiba mais AQUI.

 

Aviso

Na sequência dos acontecimentos de 9 de Agosto na Ilha da Madeira, mais concretamente na cidade do Funchal, o Turismo de Portugal comunica que a atividade turística se encontra a funcionar e a regressar à normalidade.

O Aeroporto da Madeira e o Porto do Funchal encontram-se perfeitamente operacionais, bem como os restantes serviços de transporte público na Ilha.

Existem alguns condicionamentos pontuais ao funcionamento de alguns espaços e atividades turísticas em determinadas zonas, mas a generalidade dos passeios na Ilha estão em perfeitas condições de utilização.

Neste momento, a maioria dos turistas que tiveram a necessidade de ser evacuados, na maioria dos casos por precaução, já regressaram às respectivas unidades, devendo a situação estar completamente normalizada esta tarde.

A zona hoteleira por excelência da cidade do Funchal não está a ser afetada e as únicas situações de realojamento foram devidamente acompanhadas pelas entidades regionais competentes.

O ambiente é, assim, da normalidade e serenidade, sendo possível constatar que muitos turistas optaram por realizar, hoje, programas distintos, entre os quais algumas excursões, passeios de barco ou mesmo passear no centro da cidade do Funchal.

Informação atualizada sobre atividades turísticas deve ser consultada no website oficial do Turismo da Madeira: www.visitmadeira.pt.

Relativamente ao ponto de situação no Continente informamos que os transportes em geral e  a rede rodoviária se encontram a funcionar sem constrangimentos.

De igual modo, a atividade turística decorre dentro da normalidade.

Para informações mais detalhadas sobre esta situação pode contactar o Turismo de Portugal através do: 211 140 200 ou info@visitportugal.com.        

Para mais informação, poderá ser contatado o Serviço Nacional de Proteção Civil, através da linha 800 296 296 ou no website www.prociv.pt.

Mensagens de condolências e de solidariedade das autoridades portuguesas

Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa:

« C’est avec grande tristesse que j’ai appris l’attaque barbare perpétrée aujourd’hui dans l’église de Saint-Étienne-du-Rouvray. Je manifeste mon rejet le plus absolu face à un acte d’une si grande violence gratuite contre des innocents et j’exprime toute ma solidarité à la communauté de Saint-Étienne-du-Rouvray, aux victimes et à tous les Français.

En mon nom et au nom de tous les Portugais, j’adresse mes condoléances les plus sincères au Président François Hollande et à tout le Peuple français.

Marcelo Rebelo de Sousa, Président de la République Portugaise».

 

Em nome do Governo da República Portuguesa, mensagem de Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros dirigida ao seu homólogo S.E.M. Jean-Marc Ayrault:

« Cher Collègue,

Suite à la terrible attaque à Saint-Etienne-du-Rouvray, je vous présente, au nom du Gouvernement et du Peuple portugais, nos sincères condoléances et notre profonde sympathie envers les familles des victimes et les Autorités françaises.

Le Portugal se tient aux côtés de la France et du Peuple français contre la barbarie. Nous condamnons fermement tout acte terroriste et réaffirmons notre coopération pleine et déterminée dans la lutte contre le terrorisme et tout acte qui vise mettre en cause la paix, la sécurité et la liberté.

Augusto Santos Silva, Ministre des Affaires Etrangères »

 

Assinatura de Declaração Conjunta sobre o ensino de português e de francês

S.Exª. o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assinou ontem em Paris com sua homóloga francesa uma declaração conjunta para o reforço da cooperação bilateral no ensino do francês e do português.

20160725 NajatVB France Portugal Rencontre web 720x480

©Philippe Devernay/MENESR 

20160725 NajatVB France Portugal Signature web 720x480

©Philippe Devernay/MENESR 

"Os Ministros da Educação da França e do Portugal, Najat Vallaud-Belkacem e Tiago Brandão Rodrigues, assinaram esta tarde, em Paris, uma “Declaração” política, igualmente assinada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, destinada a reforçar a cooperação bilateral no domínio da língua.

Esta assinatura ocorre no quadro dos laços de amizade e confiança que unem ambos os países e, também, no atual contexto político, particularmente intenso e dinâmico, como o demonstram a recente troca de visitas ao mais alto nível que ambos os países acolheram.

Esta “Declaração Conjunta” traduz, antes de mais, uma forte vontade política, uma vez que inaugura uma nova e ainda mais ambiciosa etapa de promoção recíproca do ensino do português e do francês nos sistemas educativos de ambos os países. Na verdade, o francês e o português apresentam uma mesma dimensão internacional enquanto línguas de trabalho, de comunicação e de cultura, constituindo pois um instrumento comum cujo valor encontra resposta na ambição desta declaração conjunta.

Ler mais: Assinatura de Declaração...

Mensagens do Presidente da República e do Primeiro-Ministro de Portugal

13707595 10209577833820442 1573255005618744820 n

MENSAGEM DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PROFESSOR DOUTOR MARCELO REBELO DE SOUSA

“Foi com grande consternação que tomei conhecimento do hediondo atentado ocorrido esta noite em Nice, que teve lugar, para mais, num dia tão especial para França.

Os meus pensamentos estão com as dezenas de vítimas e com os seus familiares, com todos os franceses, em solidariedade fraterna neste momento de dor e de angústia.

Em meu nome e no de todos os Portugueses, envio as mais sentidas condolências ao Presidente François Hollande e a todo o povo francês."

 

MENSAGEM DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO, DR. ANTÓNIO COSTA

"O Governo de Portugal repudia e condena com veemência este atentado que, mais uma vez, atacou a França e todos os europeus.

Lamentamos as vítimas e manifestamos a total solidariedade com a França e os franceses. A Embaixada e os Consulados portugueses estão em contacto com as autoridades francesas e mantêm-se disponíveis para ajudar no que fôr necessário.

Portugal sofre com a França neste 14 de julho e partilha igualmente os seus valores: liberdade, igualdade e fraternidade."

 

O que procura?

Ligações institucionais

Logo Presidencia

logo rep portuguesa

MNE

recenseamento banner 339x86px

Assembleia

Ligações úteis

un high commissioner for refugees antonio guterres is photographed in ottawa on 300x225

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

eures2

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático