Ambassade du Portugal en France

Ministère des Affaires Etrangères

Visita do Presidente François Hollande a Portugal

O Presidente François Hollande esteve em Lisboa no dia 19 de julho para uma visita de trabalho tendo sido recebido no Palácio de Belém por Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e reunido em S. Bento com Sua Excelência o Primeiro-Ministro, António Costa.

012 160719 PRMRS MFL 0196

 016 160719 PRMRS RO 0017 7584

038 160719 PRMRS MFL 0497

costa hollande 1

costa hollande 2

 

Depois de uma reunião entre os dois Chefes de Estado e de um almoço em que participou igualmente Sua Excelência o Primeiro-Ministro, realizou-se uma conferência de imprensa em que Sua Excelência o Presidente da República, renovando as suas condolências às vítimas do atentado em Nice, condenando firmemente este novo ato terrorista e reafirmando a plena solidariedade de Portugal com a França, agradeceu François Hollande, “com consideração e admiração”, pelo facto de ter mantido a visita a Portugal. Manifestando gratidão pelo apoio de Portugal, o Presidente francês sublinhou a importância dos esforços conjuntos na luta contra o terrorismo.

Em S. Bento, depois de um reunião com Sua Excelência o Primeiro-Ministro, em declarações à imprensa, François Hollande afirmou que Portugal «tem feito muitos esforços [financeiros] e a França quer que a Comissão Europeia tome rapidamente a sua decisão» sobre eventuais sanções a aplicar, no âmbito do procedimento por défices excessivos. «Quanto mais depressa as decisões forem tomadas, mais simples será para todas as partes», acrescentou François Hollande, sublinhando que «não se pode sancionar um país que trabalhou para a coesão da zona euro como foi o caso de Portugal». O Presidente francês realçou ainda que «é preciso dar ao projeto europeu coesão e esperança, pois a União Europeia não se limita a regras e procedimentos».

Fontes: Site oficial da Presidência e site oficial do Governo de Portugal
Fotos: DR

 

 

Partager:

FacebookTwitterGoogle +E-mail